Os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental trabalham diversos gêneros textuais ao longo ano nas aulas de Português. Um deles é a reportagem. Para deixar a aula mais dinâmica e entusiasmante, a professora Priscila propôs uma atividade bacana com eles.
Após entenderem um pouco sobre a reportagem e lerem alguns exemplos, foi a vez dos estudantes realizarem suas próprias reportagens. O tema foi Sorocaba, e eles pesquisaram diversos dados para compor seus textos: quantidade de habitantes da cidade, estrutura de saneamento básico, transporte, violência e outras questões sociais.
Depois foi a vez de fazer a adaptação dessas pesquisas para um jornal televisivo, com direito a âncora de estúdio, repórter de rua e entrevistado. “Foi bem bacana a atividade e alguns levaram até figurino para fazer a caracterização”, conta a professora. Dessa maneira, foi possível estimular a aprendizagem ativa dos alunos, quando eles são os protagonistas das aulas e o conhecimento é gerado a partir da prática. O envolvimento dos adolescentes mostra que atividades desse tipo trazem bons resultados pedagógicos.
Confira as fotos em nosso Facebook.